Nossas necessidades de alguém

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:

Todo mundo já ouviu isso ou repetiu para alguém: não se pode jogar sua felicidade nas mãos de outro. Que tamanha responsabilidade apenas trará desgaste em ambos os lados. E que só podemos confiar a nós nossa própria capacidade de ser feliz.

Concordo em termos.

De fato, ninguém pode viver de jogar todo seu bem-estar nas costas de outra pessoa, como se isso fosse o único motivo de riso e alívio. E todos fazemos isso alguma vez na vida, principalmente quando a carência e o cansaço bate tão forte à porta que só nos resta sucumbir ao erro da projeção. E o preço a ser pago é bem alto aos envolvidos, acredite.

Mas há exceções. E são elas que aperfeiçoam nosso crescimento e estabilidade emocional. E não há muito o que a outra pessoa possa fazer além de apenas existir e deixar coexistir. E não é que cause dependência: apenas gostamos da sensação causada por aquele ser específico. É como se nos tornássemos melhor ao lado desse alguém, gostamos do que nos transformamos ao seu lado e sentimos falta desse nosso eu quando a outra pessoa se ausenta.

Veja o caso clássico das mães: é quase unânime ouvir que só descobriram a razão da vida apenas após o nascimento dos filhos. Que trouxeram uma carga de alegria e impulso que não tinham antes, mesmo que se considerassem felizes antes dos filhos. Assim acontece com outros casos, em intensidades diferentes. Algumas pessoas são capazes de nos trazer sensações específicas, coisas que outras não são capazes de proporcionar. Um amigo, um parente, um amor, um filho... cada um é capaz de causar em você algo que outros não conseguirão. Então qual o problema em querer buscar momentos felizes com essa pessoa específica?

O problema é que às vezes os lados perdem a mão e exageram na expectativa, tanto na gerada quanto na recebida. Isso assusta, causa dúvidas, gera desgaste e pode anuviar a mente e a emoção por períodos conflitantes. A solução para isso? O diálogo. Franco, aberto, sem deixar nada escondido, expondo intenções, necessidades, falhas e propostas de melhoria. Relações interpessoais são contratos não verbais e precisam de constantes ajustes nos artigos.

Precisar de alguém não é falhar. Precisar de alguém não anula a individualidade e autonomia. É apenas a garantia de anular o medo da solidão, essa sensação aterradora que nos aborda nas esquinas dos pensamentos vazios. Precisar de alguém pode e deve fortalecer nosso caráter individual, já que um olhar de fora sempre é capaz de nos fazer enxergar coisas que tanto relutamos em ver.

Agora veja a ironia: logo eu, tão avesso ao mundo e às pessoas, me pego concordando com Tom Jobim... É realmente impossível ser feliz sozinho.


3 comentários:

  1. Carla de Deus disse...
  2. Quando eu era adolescente, sempre achei que só seria feliz se tivesse "aquele" namorado, depois me casei, perdi meus pais, me separei e tive que me virar sozinha pra tudo: casa, carro, problemas com prefeitura... Conclui que preciso ser independente, que não posso colocar a responsabilidade da minha felicidade nas mãos de ninguém a não ser as minhas próprias, mas confesso que faz falta! Não passar essa responsabilidade, mas compartilhá-la! É tão bom ter com quem contar!
    Obrigada, Felipe! Vc me fez pensar... Bjinhos! ;-)

  3. @GraLira disse...
  4. Gosto muito dos seus textos Felipe, é uma delícia compartilhar com outro, ma eu me sinto muito feliz também sozinha; que me desculpe o poeta rs.

  5. Unknown disse...
  6. Perfeito!
    Como dói a solidão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...