De vez em sempre alguém chega e me diz que fez um mapa astral e que tudo o que estava escrito ali fez muito sentido. Que alguém que nunca o viu na vida o descreveu de maneira tão profunda e verdadeira que aquilo só pode ser coisa do cosmos, coisa de Deus, coisa da natureza... "Está escrito nas estrelas", dizem.
Temos tanto medo de não fazer sentido algum nossa existência e nossas questões existenciais que nos apegamos a qualquer coisa que soe real, que tenha uma brecha de ilusão para que possamos continuar respirando e esperando que os astros tragam logo aquele paraíso que nos foi prometido naquela posição dos planetas no momento em que nascemos.
Pode ser que o autor tenha escrito pra você ou o cantor tenha cantado pra você ou o astrólogo tenha previsto pra você. Auto-indução pura. É por isso que acreditam em futuros previstos em borra de café ou em meia dúzia de linhas escritas num jornal, na página de entretenimento.
Queremos nos auto-induzir na crença de que há uma resposta para nossas mazelas. E a assimilação de textos nos conduz a isso. Seja um texto escrito em papel, cantado em voz, poetizado em versos ou profetizado nas estrelas.
Pode ser ilusão acreditar em horóscopo, assim como acreditar em poemas e canções. Tudo depende do grau de realidade que aplica sobre o texto absorvido.
Alívio é uma dúvida respondida. Descanso é uma resposta ainda sem dúvida.
5 comentários:
Não acho que esteja onde queremos que esteja. Isso cheira a ilusão, manipulação. Está onde conseguimos por alguma razão enxergar algo que muitas vezes está bem na nossa cara, debaixo do nosso nariz pedindo pra ser cheirado e a gente está tão preocupado com outras "coisas", desconectado de si e do mundo que nem se dá conta, não vê nem a pau. Outras vezes estes insights se dão pra desbloquear a visão, a compreensão de algo que por alguma razão há muito foi enterrado. Outras pra refletir sobre nós mesmos. Nunca fiz mapa astral, mas coisas assim abrem (ou deveriam abrir) uma janelinha de diálogo da pessoa com ela mesma e aí ela começa a se sacar, saca? Desde que ela reflita sobre o que lhe foi falado. Porque é a reflexão que leva ao autoconhecimento e não a aceitação ou recusa pura e simplesmente. Daí pode ser via mapa astral ou sei lá textos... autobiográficos ou não... entrelinhas... mas pra isso tem que querer e saber lê-las e não falo só do que está escrito, mas tb no que é dito e feito na vida em geral.
Só que eu secretamente acho que nada disso seria necessário se a gente tivesse a curiosidade e a coragem de fazer as perguntas certas e se permitir ouvir as respostas com o coração em ação porque alguém disse que ele é o alto-falante da alma e quando ele fala é pra ouvi-lo. E a alma da gente não ilude, não induz, não dissimula e nem se engana. E desmascara fácil fácil quem o faz, contra a gente.
E é quase como se me olhasse por de trás dos seus óculos escuros .
Sempre tão perto de quem você nunca vai ouvir falar, tão próximo de mim que nunca vou saber como é a sua voz.
Sem saber exatamente a quantidade de pessoas que ilumina, segue sendo o que sempre foi, cada dia outro novo e diferente e melhor.
Sigo também eu te querendo bem, iluminada sempre por sua presença distante.
Seguem também outras tantas iluminadas pelo brilho nos olhos que certamente estão ali bem atrás das suas lentes escuras.
Ter o futuro definido pelo outro por qualquer forma que seja pode ser o caminho mais fácil para se acomodar e deixar de enfrentar os desafios da vida, mas ao mesmo tempo, temos a dúvida do que está por vir. Acho que horóscopo, mapa astral servem apenas para nos mostrar que se algo der errado, temos a quem reivindicar e por isso aboli todos esses artifícios. Quero errar, quero acertar, mas que seja um desafio meu, com regras ditadas por mim mesma. As canções, poemas, textos que me remetam aos momentos felizes ou tristes, fazem parte de um conjunto de sensações que deixo para serem acionadas quando busco cada um deles. Sei que não posso programar sentimentos, desejos... mas tem sido um mecanismo para conseguir suportar uma ausência forçada. Independente de qualquer crença ou religião, acredito no poder que o Universo tem de promover encontros de pessoas que jamais se esbarrariam por aí. Tudo tem seu momento e sua hora pra acontecer e quando o dia chega... sinto que recebi um presente muito especial!
Costumo acreditar em previsoes catastroficas de bebados de rua!
Tudo sublima uma pedra no vacuo sublima seus atomos perdem energia e vao se ....fragilizando e qualque brisa solar fragmenta a pedra q veio sabe-se lá d onde.
o corpo essa maquina tao legal de se conduzir vai parar e meus sentidos vao deixar de existir o caminho do meio é conturbado caotico dissonante melhor q pensar com profundidade e deitar a noite e saber sonhar com intencidade.
Disse alguem q nao lembro o nome que podemos ..ser artistas na vida.
Respirar com arte, comer com arte, beber com arte juntando a cada momento uma razao, e quando seguimos a intuiçao conhecemos a nós mesmos quando entedemos as emoçoes e seu reflexo mais humano os desejos...o desejo de saber castiga o intelecto que desaprendeu a sonhar o caminho que deve seguir na vida.
Postar um comentário