E cresce uma estrela...

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:
Poucas vezes na vida temos a chance de acompanhar o crescimento de uma estrela. Não digo o nascimento, mas sim seu crescimento. Quando uma estrela nasce, pouco se sabe sobre sua dimensão e qual espaço irá preencher na constelação.

O que existe é apenas uma projeção... mas que nem sempre se concretiza. Já ao vermos seu amadurecimento, é possível saber qual status irá alcançar e qual brilho irá irradiar.

E por vezes, mesmo que na aurora de sua ascensão, essa estrela consegue iluminar até mesmo os mais escondidos escombros. Escombros esses que fazemos questão de deixar escondidos... ou esquecidos!

Pois bem: eu, roqueiro e blueseiro nato (mas não xiita), acabo de ser iluminado pela luz de uma estrela em franco crescimento e ascensão: no último sábado, depois de recusar ao primeiro convite, pude ver de perto a performance da Mariana Belém em um palco.

Confesso que não me recordava de nenhuma música na voz dela. Pra mim, ela era apenas uma lesada amiga que o Twitter me trouxe numa noite de verão! Mas, com a chegada deste show o qual não pude recusar, procurei uns vídeos no YouTube e me encantei com um em específico: ela cantando Palco no Bar Brahma (acompanhe no vídeo abaixo).


Eu, que nunca tinha gostado de MPB, me peguei ouvindo essa porra acima por dias a fio... somente depois soube pela própria que esse show do vídeo foi particularmente marcante. E de uma forma ruim, mas que resultou em benefícios visíveis. Não importa, passou...

Eu poderia ficar laudas e mais laudas tecendo elogios à ela, mas o fato é que a voz da Mariana consegue emocionar até mesmo o mais duro dos ogros! Consegue penetrar a casca que guarda as emoções e nos deixa exposto ao mundo. Ao mesmo tempo, é aconchegante e instigante: nos faz querer saber e conhecer mais e mais e mais...

Ao ve-la cantando, nota-se o quão injusto é resumi-la apenas como "filha da Fafá" e "ex-participante do Fama". Ela consegue ser além dessas generalizações tão injustas que muitos fazem. Eu mesmo, em algum momento da minha vida, já devo ter feito alguma parecida com alguém que sequer conhecia.

Não sou critico musical, mas conheço música e sei separar aquilo que merece atenção mesmo quando não está sob o manto daquilo que me agrada.

É fácil notar, em apenas um show, que Mariana consegue inibir em quem a ouve as comparações inevitáveis com sua mãe. E isso se comprova ao ver ambas no mesmo palco. Brilhantes, donas de vozes potentes e com estilos diferentes ao cantar. Mariana não tenta ser uma extensão da sua mãe. Ela é a extensão da sua própria voz, apenas. Conseguir tal independência referencial é algo que muitos passam a vida tentando e nem todos alcançam.

Mariana se porta como uma verdadeira diva no palco: é, de fato, impressionante a luz que essa lesada adquire no palco. É gostoso ve-la cantar, mesmo que eu não goste do ritmo ou sequer conheça as canções. A música é algo maior do que simples gostos... é preciso senti-la, mesmo que seja através da pele!

Aprendi com Elvis que um dia não começa sem uma canção... que um dia não termina sem uma canção... Portanto, dispo-me de meu capuz de ogro, deixo de lado toda minha ironia e sarcasmo para dizer: Mariana Belém, você fez meu dia começar!

Cada constelação tem a estrela que merece...


PS: Preciso parar de babar-ovo nessa lesada... caso contrário, minha fama de mau vai pra casa do caralho e ela vai se sentir demais. Tudo bem que ela pode, mas mesmo assim... Será que ela toparia cantar um set das Velhas Virgens?

9 comentários:

  1. Anônimo disse...
  2. eu vi so por videos na internet
    se tivesse lá tmbém teria delirado com a voz dessa maravilhosa@marianabelem.bjs sucessos

  3. Unknown disse...
  4. Desde o fama ela já era mais que uma candidata.
    Pode-se se dizer que ela domina o palco e o público.

  5. Anônimo disse...
  6. E não é que habita uma alma sensível e poética neste ogro que nos escreve?

    Texto simplesmente MARAVILHOSO.

    Eu comentei com a Mariana no twitter que comecei a segui-la por causa de uns tweets dela pra algumas pessoas que eu seguia. A achei engraçada... FOFA no sentido mais carinhoso possível da palavra.
    Só depois é que fui perceber que ela era a 'filha da Fafá'.

    Mariana tem luz própria mesmo, e isso não é fácil sendo filha de alguém que tem luz capaz de iluminar um estádio.

    Eu moro no interior do Paraná. Conheço a cantora Mariana de Belém pelo programa Fama e por vídeos do Youtube.

    E, se o Felipe me permite, vou assinar embaixo de 'Não sou critico musical, mas conheço música e sei separar aquilo que merece atenção mesmo quando não está sob o manto daquilo que me agrada'.

    A Mariana agrada porque é boa cantora, agrada por que tem talento.
    Quem ama música e não só algum 'gênero' musical, vai se emocionar com a música dela.

    Eu não fui ao show. Não pude ver/ouvir todo esse talento de perto.
    Mas fico MUITO feliz de poder pegar carona nas palavras do Felipe pra dizer pra Mariana que ela sempre vai ser filha da Fafá, mas com talento vai conseguindo cada dia mais mostrar que 'a Fafá de Belem tem uma filha talentosíssima chamada Mariana'.

    bjos

    luallessi

  7. BRUNO LIMA VJ MTV 2ªBLOG disse...
  8. eu adorei ver os videos na internet moro no rio e não a conhecia foi realmente estupendo viu @marianabelem eu que tive que postar como anonimo e porque não estva indo hahha eu fuiii o primeiro a comentar beijos eu so o oliver0426 do twitter tá beijos fuiiiiii

  9. Anônimo disse...
  10. Mariana Belém, a estrela sobe!!!!!!

  11. ManuFuji disse...
  12. Me emocionei, assino embaixo...

  13. Anônimo disse...
  14. Sou paraense de Belém e cresci sendo fã e admiradora daquela que é a nossa maior diva e representante deste Estado. Morremos de amor por Fafá e ver o crescimento de sua filha Mariana é como se vissémos uma pessoa de nossa família brilhar, é como se fosse nossa irmã mais nova.
    Seu talento é verdadeiro e grande.
    Ela nos enche de orgulho, pois apesar de não ter nascido aqui, ela carrega a nossa cidade no nome e no coração.
    Parabéns, Mari!
    Um beijão,
    Ana Clara

  15. Anônimo disse...
  16. Adorei o texto..Vc comove quem está ao seu redor!!Mas nao te jeito de diminuir oq a a unanimidade pensa,ela é burra!!Como Paraense fico feliz por levarem o nome de Belém a um lugar tão bacana como a Mariana faz..
    Fui no show dela,adoro o repertório e acredito que está na hora de caracteristicas proprias.Cantar com os sucessos de consagrados,se escondendo atras do carisma e tradição das músicas é beeem fácil!
    Me fala uma coisa como que se faz amigos na internet..Bom esse já é outro tema,pensa só amigo na internet...
    Valeu!!

  17. Nurimar disse...
  18. Parabéns !!! Felipe por tudo que escreveu, realmente Mariana é tudo que você disse e um pouco mais.Sempre fui fã de Fafá e quando fui ao 1º show de Mariana (na época ela cantava country)adorei,como ela diz foi amor a primeira vista. Como sua mãe ela também é uma guerreira,é uma pessoa gentil,simpatica, bem sou suspeita para falar. Desejo todo sucesso, sou sua fã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...