O pai do ogro

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:
Todo homem sempre tem por anos, como referência, a figura de seu pai como o ideal masculino a ser seguido. Até criarmos nosso discernimento sobre o que é certo ou errado e moldarmos nossos atos à nossa personalidade, a presença do pai é primordial para que não percamos o senso das coisas.

Mas, com a chegada da adolescência, mesmo que todo o carinho e respeito nutrido por ele, uma hora nos questionamos sobre as "lições" exageradamente repetidas por horas, dias e semanas a cada "pisada" de bola nossa! Manja quando você tem vontade de mandar o seu pai pra puta que o pariu? Então...

Com o passar dos anos, vamos filtrando tudo e vendo apenas que aquilo é apenas preocupação e excesso de zelo. A frieza das palavras e a secura no olhar, por vezes, apenas escondem uma fragilidade imensa perante o amor que o pai sente por seu filho. Imagine quantas vezes aquele ser raivoso e austero não chorou no chuveiro por ter sido ríspido contigo... ou quantas vezes ele queria apenas te abraçar ao invés de vomitar conselhos em forma de sermão!

Demorei anos pra compreender, de fato, o que aquele ser bigodudo pretendia quando me repreendia por atos, aparentemente, inocentes. Me julguei acima dele e achava que era apenas picuinha de pai sem noção. Me arrependo profundamente das inúmeras vezes em que desejei que ele sumisse ou simplesmente me deixasse em paz! Cometer tais injustiças com alguém que daria a vida por você é algo que faz rolar lágrimas em mim enquanto escrevo.

Felizmente, meu pai ainda está vivo. E tentarei, no meu máximo, me redimir de tais injustiças do passado. Não que eu precise, mas porque sou obrigado por mim mesmo a isso. Teoricamente, eu não precisaria mesmo, afinal, para um pai, a felicidade e o sucesso do filho acaba sendo seu maior troféu. É clichê, mas é a realidade...

Meu pai tem um bar há 18 anos e o ajudo desde que me conheço por ser humano... formei meu caráter atrás do balcão do bar e ali pude entender tudo o que ele sempre quis me passar. Ao me permitir conhecer pessoas de diversas categorias unidas num mesmo ambiente, co-habitando pacificamente, meu pai estava, de fato, me ensinando a como ser e agir para a vida! Esse é seu maior legado a mim: a tolerância com as diferenças, sobressair-se com orgulho e não abaixar a cabeça para quem quer que seja!

Mesmo com todo aquele fervor adolescente e ignorância juvenil, eu sempre tive um respeito enorme pelo meu velho! E ele por mim... era algo recíproco, sem a necessidade de palavras. Estava no ar, sabe? Sempre sabíamos que estava ali... como ainda está! Nunca consegui, por exemplo, chama-lo por "senhor" como outros amigos faziam. Eu achava que "senhor" era muito pouco pra definir alguém como ele. Meu pai sempre foi merecedor do "você", com todo o respeito que isso trazia!

Hoje, 16 de julho, meu pai faz 55 anos de vida! E mesmo sendo seu aniversário, o presente sou eu quem ganho: a cada ida ao seu bar; a cada partida de bilhar jogada; a cada beijo de despedida; a cada sarro tirado quando nossos times perdem; a cada bronca por eu tomar uma cerveja; a cada fofoca contada no balcão...

Por isso, Sérgio Antonio Voigt, vulgo Serginho, eu te amo pra caralho! Simplesmente por ter sido você esses anos todos! Sei que perdeu seu pai cedo, quando ainda começava sua adolescência e que por isso tem se esforçado ao máximo para ser o pai que você é. Pois saiba que tem feito um excelente trabalho... seu pai teria orgulho ao ver o pai em que você se tornou!

Você não sabe a honra que tenho quando me dizem que sou sua "cópia"... eu não poderia desejar elogio melhor! Afinal, juntos somos foda pra caralho, não?
Espero ser um pai à altura do que você foi e é!

Não sei quanto a você que lê esse texto, mas eu tenho o melhor pai que eu poderia ter escolhido para mim!

6 comentários:

  1. Sophia disse...
  2. ai q lindo, Ogro...vc tem uma sensibilidade sem tamanho e eu tinha certeza disso. Bom, chorei com vc tambem...e ganhou muitos pontos comigo ( porra, mais?!) por ser um cara , tao familia e prezando todo esse lado aí paternal...Seu pai é novo , heim! Que máximo! Lindo tudo que escreveu...é assim mesmo q mtos adolescentes se sentem as vezes...PARABÉNS PRA VOCCES E DE MELHOR! ( SAÚDE ) Bjo carinhoso da Sil

  3. Unknown disse...
  4. Nossa que lindo! chorei também,muito legal você expressar o seus sentimentos aqui...muito nao faria isso!Muito lindo tudo isso...Parabéns e felicidades pra você e para seu PAI!bjos Nahyarah

  5. Unknown disse...
  6. PQP Fe!!!!
    tUDO QUE VC ESCREVEU AQUI SÓ MOSTRA O QUANTO UM OGRO TAMBEM PODE TER SENTIMENTOS....
    SENTIMENTOS ESSES QUE ESTAVAM ESCONDIDINHOS AÍ DENTRO DE VC....
    QUE BOM QUE DEIXOU O SENTIMENTO FALAR MAIS ALTO E COLOCOU TODO SEU AMOR E CARINHO ESCRITO AQUI.
    FAÇO MINHA AS SUAS PALAVRAS, O PAI É DO CARALHO MESMO,MELHOOOOOOOOOOOOOOOR DO MUUUUUUUNDO!
    E SÓ NOS TEMOS ELE!
    PAI TE AMO MUUUUITO!
    FE TB TE AMO.......


    SEU OGRO!!

    MONICA VOIGT (SUA IRMAZINHA)

  7. Anônimo disse...
  8. 'Meu pai tem um bar há 18 anos e o ajudo desde que me conheço por ser humano...'

    Quase podia ser o iníco de um texto meu sobre meu pai, era só acrescentar alguns anos ao 18 e trocar bar por mercado...

    Mas o que mais aprendi com ele ali foi a arrumar prateleiras.
    Mercadoria nova atrás, o que estava atrás vem pra frente. Cuidado necessário por causa da validade dos produtos.

    Relacionamento com pai é algo sempre singular.
    Os maus momentos são comuns a vários de nós.
    Bonito ver que vc conseguiu perceber os momentos 'pai e filho' que se escondiam atrás das cobranças e brigas familiares.

    Seu pai com certeza teria bons motivos pra chorar, mesmo que no banheiro, ao ler seu texto.
    E se orgulhar do pai que foi e do filho que vc é.

    abraço

  9. EtniaBrasileira Zaruty disse...
  10. Um Ogro por fora por dentro só o próprio conhece...

    Lindo gesto...

    Meu pai saiu de casa sem nunca voltar quando eu e meu irmão gemeo ainda tínhamos 7 anos...

    Eu não falo com o meu pai a mais 3 anos e sei que se fizesse o mesmo ele não entenderia pois mentalmente e fisicamente está em estado terminal é incapaz...

    Me culparei mais não irei ao seu enterro.Não posso mudar tudo já tentei..

    Aproveite pois a ausência de um pai interfere e muito em nossas deficiências e faltas humanas...

    Nunca ache que sendo durão para o mundo você acabará ficando mais protegido de sentir...

    Tenha coragem e viva de coração mais aberto...

    Ao contrario de mim preciso HOJE me defender até mesmo dos sentimentos mais puros que venha a sentir..

    já senti muita dor na vida e não tenho medo de sentir denovo todas elas...

    Graça e Paz


    Lívia

  11. Karola disse...
  12. Que texto lindo!
    Emocionei....
    :)
    Tudo de mais lindo na vida do seu Pai e da sua família sempre Ogro.
    Bjão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...