Escrevo poemas mas não sou poeta, pois o poeta tem o dom de refutar o próprio dom.
Tenho medo e nojo daqueles que se auto-intitulam poetas. Tomam para si algo que nunca foi deles. A poesia não é do poeta: o poeta é quem pertence à poesia.
O poeta é aquele que tem respostas para dúvidas que nem sabemos que teremos.
Ele encontra no ar o som que não corta o silêncio, sente na pele o frio que o verão não traz, ama aquilo que nem mesmo o próprio aquilo é capaz de amar.
A poesia não te traz respostas, nem te enche de dúvidas: ela apenas é apreciável, mastigável, você a engole, a consome, é consumido, é consumado. A poesia se faz em um pequeno sorriso que poema nenhum é capaz de imitar. É o olhar que soneto algum tem o poder de igualar.
E mesmo assim o poeta segue nesta heresia de tentar traduzir a poesia. Ele a transforma em poemas, em músicas, em retratos, em esculturas. Mas como transformar em algo palpável aquilo que tem o poder de transformar aquele que se permite o pecado do sentir? Apenas esses pecadores são capazes de enxergar a poesia onde ela não existe materialmente.
A poesia não é a tradução do que se sente: poesia é justamente o sentir.
Há quem passe uma vida poetizando sem saber que é poeta por direito adquirido.
Há quem veja a poesia sem saber que a mesma assim se denomina.
Não é olhar uma criança e ver apenas uma criança: é saber identificar toda a jovialidade naquele sorriso de ingenuidade e se banhar dessa ingenuidade como quem limpa o corpo da sujeira da maturidade. A criança é o primeiro poeta do mundo, onde cada brincadeira se transforma em um poema.
Não é beijar uma boca e apenas sentir desejo: é usar essa boca como porta para entrar em um sentimento único que traz sensações nunca sentidas e ali se alojar feito um mendigo carente em busca de um peito-abrigo. Não é buscar um abraço como quem espera que tais braços que furtem do mundo que te cerca: é fazer desse encaixe algo que transcende a barreira do tempo e do espaço, se tornando um mundo à parte acessível em um simples aroma, em uma leve brisa da saudade.
A poesia é o lirismo do ser enquanto respira.
O poeta é o ser que perde o ar ao tentar respirar.
Triste daqueles que tacham de loucura, viagem, perda de tempo ou ingenuidade o ato de poetizar pequenos momentos do seu cotidiano. A esses estão guardados apenas o leve sabor de lamber a vida.
Mas o poeta não quer apenas lamber: ele engole, sente rasgar a garganta com cada gole, cada pedaço que mastiga do seu viver. A poesia que suja os dedos e o faz lambê-los; a poesia que escorre a boca ao embriagar-se com seu líquido-lírico.
Há dois anos a poesia me transcendeu. Me fez cometer a heresia de tentar traduzi-la. Sentir eu há muito já a sentia. Apenas não conhecia seu nome. Muito prazer, pois.
Apenas acendo uma vela
perto do interruptor.
Você precisa da coragem
para ir e ascender sua vida.
perto do interruptor.
Você precisa da coragem
para ir e ascender sua vida.
| Procura aí...
| Quem sou eu
"Sou a antítese de mim mesmo! Aquilo que me diferencia é o que me escraviza!"
* Editor-chefe de um jornal semanal, já fui produtor e diretor de TV, comentarista politico em rádio, balconista de boteco e o caralho que você imaginar. Só não fui michê por falta de cliente!
* Não estou filiado a nenhum partido político nem tenho pretensões de me candidatar a qualquer cargo público eletivo. Sou somente mais um jornalista metido a falar besteira sobre qualquer coisa!
* Ouço e toco blues, jogo pôquer, bilhar e não estou preocupado com o que vão pensar sobre minhas opiniões aqui escritas.
* Ou seja: FODA-SE!
| O que rola por aqui
- O que penso (86)
- Poemas (59)
- Velhas Virgens (38)
- #ContosDoOgro (11)
- Para alguém (9)
- Campanha (3)
- Top11 (3)
- Meu livro (2)
| Arquivo
| Seguidores
| Postagens populares
-
Cara Cláudia, Tive o desprazer de ler sua postagem sobre as criticas recebidas por seu show no Rock in Rio . E confesso que me assustei com...
-
Sensacional! Clique na foto para ver mais... "A cidade de Mirny tem tudo para ser honrada com o título de "Fiofó do mundo". P...
-
Uma homenagem ao meu brother Paulão!
-
" E ntão você quer ser um pirata… ao optar por ser um de nós, vo cê assume algumas obrigações: certas condutas e atitudes que devem ser...
-
Nesses dois sites você pode responder a uma série de questões e saber qual super-herói ou vilão seria nas HQs... Veja os meus resultados: Yo...
-
Confesso que passei muitos anos da minha vida tentando entender as mulheres. E ainda estou tentando aprender um pouco mais sobre esses seres...
-
De brincadeira, resolvi fazer uma interativa com as mulheres que me seguem no Twitter. Perguntei: Queridas damas do meu Twitter, me tirem um...
-
“Eram 69 poemas vagabundos” é a prova de que a obra pode – e deve! - sempre superar o autor. Previsto para serem apenas, como o nome diz...
-
Calma, o título do post não é uma alucinação minha. É do Paulão, vocalista das Velhas Virgens, que lança na próxima segunda-feira, 8 de agos...
-
Vendo a ministra Dilma Rousseff agora na TV, cheguei a uma conclusão assustadora: ela usa a máscara de Loki. Tá me perguntando: " que p...
3 comentários:
E o poeta eh aquele que consegue fazê-lo mesmo ao dissertar.... LINDO!
Adoro quando você diz essa coisa de não lamber a vida, de se lambuzar... Quando a gente corre o risco de se deleitar na poesia de viver, acabamos por conhecer os dois lados dela. Uma bela que nos faz rir e uma ferida que dói tão fundo que nos deixa sem ar, sem chão.
O cerne alma poeta é entender a intensidade das coisas. E você samba na cara da intensidade!
O prazer é todo nosso!
;)
Como disse no twitter, acabei de chegar e já adorei!!! Simplesmente me deu vontade de sair por ai escrevendo e me lambuzar de toda essa poesia que nos cerca na vida.
Muito obrigada por desenterrar esse sentimento.
bj
Postar um comentário