Em busca da capa perfeita

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores: ,
Pois bem: estou terminando de editar, de forma independente mesmo, um livro com meus poemas. Muitos já os leram aqui no blog, mas no livro terá maioria inédita. E essa porra toda enche o saco pra caralho! Correr com registro, com diagramação, escolher a ordem dos poemas e tudo mais... Sério: chega a desanimar e querer mandar tudo pra casa do caralho. Até porque o medo de ninguém comprar algo escrito por você é o que mais retrai. Ler por aqui é fácil, basta clicar no link e pronto. Mas se dispor a pagar por algo meu é algo que me deixa receoso.

Agora estou na fase da capa.


Sempre gostei muito desta pintura do Denis Peterson acima. A foto fala mais que laudas e páginas de texto. O cansaço exposto, a desconstrução social, a degradação moral... Ele está cansado. De tudo. Da vida, dele mesmo, dos outros. Não está deitado, descansando. Está caído, sem forças. Muitos o olharão como vagabundo, não entenderão seus motivos de estar ali, jogado... E ele não quer olhares de piedade, apenas precisa cessar o cansaço. E o fato de ser uma pintura e não uma foto só transforma ainda mais a imagem em poesia pura. O mesmo acontece com a figura abaixo. Elas falam sozinhas, sem legendas. É de uma sensibilidade rara encontrar pinturas assim, que ultrapassam o real e o surreal. Elas existem sozinhas, independente do que acharão delas. O cara na foto acima sou eu. Na abaixo também.


Entrei em contato com o artista e por ora não tenho condições de pagar o valor que ele pede para usar sua pintura. E olha que ele foi camarada e sacou que era uma publicação independente e colocou um valor baixo para um trabalho com essa qualidade. Apenas não consigo agora, outro dia conseguirei. Porque ele é foda - clique e veja se estou errado!

Sendo assim, me indicaram fazer uma foto na mesma linha e me usando como personagem. Não fico confortável com a ideia de ter um livro meu com minha foto na capa. Pareceria capa de disco – sim, ainda uso “disco” ao me referir aos álbuns lançados por cantores e bandas. Como não sou artista, me botar na capa seria egocentrismo demais, mais até do que meus próprios poemas.

Enfim: o que quero com tudo isso? Que você me ajude, caralho!

Conhece alguma fotógrafa? Um fotógrafo? Que tenha a sensibilidade de captar o que vi nessas figuras e reproduzir uma com a mesma emoção e poesia? Você é um artista da fotografia e tem algo parecido? Quer fazer uma parceria comigo? Te pago uma cerveja depois... pra dividi-la comigo.

4 comentários:

  1. Anônimo disse...
  2. E por que não uma ilustração ao invés de uma foto? Não precisa ser uma exatamente como as acima, mas no espírito das fotos... acho que pra capa de livro ficaria até mais interessante do que uma foto, foto. Deixa a sua foto ilustrar somente a parte sobre o autor.

    Bj.

  3. Felipe Voigt disse...
  4. Mas a foto não seria minha... E a ideia da ilustração me agrada também.

  5. Anônimo disse...
  6. Assim eu quereria meu último poema
    Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
    Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
    Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
    A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
    A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.

  7. Fernanda Pessanha disse...
  8. Esse link que eu mando tem umas fotos bem interessantes. Passa lá e talvez você mude um pouco a sua ideia, ou ache o que você precisa.

    http://www.jbstudioarte.com.br/fotografia.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...