As três fases de um texto

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:
Uma semana depois, mais de 200 mil visualizações e mais de 550 comentários só no blog, mais de 20 mil “curtir” no Facebook e uma caralhada de gente divulgando o texto por aí, o que me restou do “Carta aberta a Cláudia Leitte” foi a certeza de que todo texto que ganha certa evidência passa por três fases muito distintas e constantes.

1- O aplauso:
Aqueles que lêem o que foi dito, se enxergam nas opiniões emitidas e encontram respaldo por pensarem o mesmo. Muitos trazem elementos novos, outros simplesmente sentem a vontade de compartilhar da mesma opinião e outros ainda apenas elogiam. Pode não reforçar muito discussão, mas acrescentam ao fato de que uma maioria está indignada com o fato e quer se ver tendo voz de alguma forma. Seja numa mesa de bar, no sofá de domingo com a família ou seja num blog qualquer: querem manter o dom da indignação com voz ativa. E como no blog da cantora apenas os comentários de elogios foram publicados, o texto deste blog virou uma “Meca” daqueles que quiseram confrontá-la mas não tiveram seu comentário publicado. Souberam deste espaço e vieram mandar recados para a própria, mesmo sabendo que ela nem leria o que escreveram – quiçá leria o que eu escrevi. Virou uma grande catarse coletiva.

2- A crítica-rebate:
São os que se sentem ofendidos pelo que foi dito e, numa tentativa de rebater, criticando o que foi dito com argumentos por vezes absurdos e contraditórios. Alguns até conseguem encontrar as falhas pertinentes na opinião emitida, mas a maioria apenas quer ofender pra se sentirem livres da revolta que sentiram ao ler o referido texto. Rebaixam a crítica alegando inveja ou tentativa de aparecer, como se o mundo todo estivesse buscando um lugar ao sol. Às vezes, é mais gostoso ficar aqui na sombra, viu? É a eterna falta de discernimento batendo e nivelando o debate para “está com inveja”.

3- A desqualificação do autor:
Com o texto galgado a certa evidência e exposição, surgem aqueles que querem desqualificar o autor não pelo que foi dito, mas pela supracitada evidência textual. Como todo mundo está ou no grupo um ou no grupo dois, os membros do grupo três se sentem na obrigação de vir falar umas verdades à esse anônimo que teve a pachorra de escrever algo que atingiu algumas pessoas. Não é inveja do que foi escrito ou da repercussão que o anônimo ganhou, mas a indignação por ver alguém “normal” fazendo algo que possa surtir relativo sucesso efêmero. Tanto no grupo 2 como no grupo 3, as ameaças surgem com facilidade, mas se tornam mais corriqueiras no terceiro agrupamento de indivíduos batizados carinhosamente de “imbecis”.

E, em sua maioria, são anônimos, não possuem coragem o suficiente pra botar o nome e um link para qualquer porra que os identifique. São aqueles que tentam te provocar para que a resposta surta o efeito que desejam – sabe-se lá qual efeito é esse, mas enfim... Usam suas falhas de compreensão de um texto e passam a enxergar coisas onde não existem. Fui tachado de homofóbico, de racista, de idiota virgem, de hipócrita, de querer pegar carona no sucesso alheio, ameaçaram fechar meu blog por não “lerem” seus comentários publicados – era só virar a página – e ainda colocaram que odeio baiano (quando nem citei a Bahia!). Até de Blogger fui chamado (acho que viram o selo do blog e deduziram que era meu nome).

Mas o que quero com esse texto, afinal? Me defender? Nem fodendo... Pau no cu de quem tá lendo! Quero apenas que você se divirta um pouco com alguns comentários simpáticos e graciosos que separei. Note como o analfabetismo funcional ainda é o maior problema do brasileiro – em alguns casos, o analfabetismo é total, mesmo. Deixei o melhor por último, vale a pena, viu?

“Não sei o porquê de tanto Ibope. Na carta dele fica evidente que pior do que a Claudia Leite que chutou o pau da barraca e falou aos 4 ventos o que ela acha, foi ele, que em miúdos, se mostrou preconceituoso quanto ao Axé, aos bahianos e aos homosexuais. É só um zé ninguém que quer fama...”

“Já acabou ou quer aparecer mais??? Meu filho, você só escreveu isso pra ter 15 minutos de fama em cima DA FAMA DE CLAUDIA LEITTE. Tudo que ela escreveu no blog dela está correto, agora você não tem o que fazer e quer se aproveitar da fama e sucesso que ela tem.”

“Quem foi q escreveu isso mesmo? Qual o nome dele? Nunca ouvi falar dele nem desse blog”.

“Só que no final vai haver uma diferença... Daqui a uma semana, um mês, um ano... Todo mundo vai saber quem é a Claudia Leite... Mas enquanto a você?”

“esse texto me cheira a inveja kkkk pra começar o dia q ela tocou nem era rock, e sim pop, entao querida dona do texto, fica quieta, q vc eh invejosa, bjos”

“Só pra constar, caro blogueiro... não sou Seguidor do AXÉ, mas sou baiano e, generalizar os baianos como burros, é no mínimo infantilidade de sua parte! Assim como o senhor é culturalmente influenciado pelo rock norte americano, 90% dos baianos são culturalmente influenciados pelo AXÉ e pagode, sendo assim, lembre-se que os melhores políticos, cantores, médicos, artistas, intelectuais são nordestinos e até baianos! Lave sua boca antes de criticar desta forma os baianos!”

“’Dizer que um roqueiro se acha superior por conhecer Metallica ou Coltrane é o mesmo que se sentir gostosa por fazer um clipe com ex-Menudo recém saído do armário’. Agora vc boliu com quem tá quieto, a comunidade gay! "Pó" parar! Invalidou todo o brilhante artigo. Eu tava gostando muito do que li até chegar a esse comentário homofóbico.”

“O que quer dizer com isso, caro Blogger? Que os fãs de Axé são todos burros? Logo você quem criticou Claudia por "generalizar" os roqueiros? E quem são os fãs de Cláudia? Ah! os baianos, claro. Esqueci que aí onde você vive é conceito comum associar "baiano" e "burro", um racismo enraizado na cultura do sul do nosso país atrasado. E quem diria que logo você poderia ser capaz de acusar Claudia de preconceito. Como é que dizem mesmo? O sujo falando do mau-lavado. Pois é, caro Blogger. Infelizmente a maioria dos frequentadores de seu Blog não enxergaram bem o que leram, ou simplesmente são estúpidos, preconceituosos e falsos moralistas como você. E o Brasil segue em frente...”

“O que falar pra pessoas como vcs que perdem seu tempo falando mal assim de uma pessoa, INVEJA? so pode ser, ou querendo fazer fama as custas dela, vcs sao pessoas fracas, pessoas que n respeitam ao proximo que procuram sempre deixar o seu proximo na pior situação, se vcs acham que é facil fazer um show como ela fez , entao vão la, pago pra ver isso, mas n ao inves de reconhecer que ela agitou que foi legal, vcs simpplismente falam que foi uma merda, ela tem fas que amam ela que independente de um texto ridiculo deste , ela continuara sendo amaada e muito amadaaa, isso é ruim somente para vcs, pessoas mesquinhas que n tem oq fazerr, vao fazer algo de utill”

“Merda de texto. Como você se dá ao trabalho de vir aqui, escrever um texto desse e ainda por cima postar para os loutros lerem. Vai procurar o que fazer, jovem.”

“E vc não deve chama-la de senhora! Pois ela não é sua avó!”

“mermão, você é ridículo. Foda-se você o que você pensa. e foda-se a claudia leite também.”

“O dono desse blog é um idiota virgem! huahuahuaha! Fala de sair do armário mas deve ser uma bicha que moooorre de inveja da Claudinha!”

“Falou, falou, falou e não vai passar de um blogueiro que não gosta da Claudia Leitte. Poupe suas palavras, o máximo que você vai conseguir é a simpatia de pessoas que não gostam dela e o ódio de quem gosta. Agora que tal você se comparar com ela? Você: Um blogueiro que ganhou fama criticando uma cantora de axé. Cláudia Leitte: Uma cantora de axé, famosa, cheia da grana, que foi criticada por um blogueiro que ganha fama falando mal dos outros. Comparou? Pois é. Não importa o que você fale, a famosa e cheia da grana é a Cláudia Leitte e ela não vai perder nada com seus comentários”.

“Resumindo... O cara não tem assunto e quer ficar ganhando posts...”

“Nem gosto de Claudia Leite, mas vc deve ser um rockeiro babaca, com a mente fechada. E como a maioria desses babacas se acham os propios Einsten, e acha que demonstra isso pelo ritmo de musica que gosta.”

“O seu problema meu amigo é que vc é igual a rick martin e esta faltando sair do armario nada haver o que vc falo em relaçao a ele , vc bem tava falando que fala mal do nazismo é feio e talz e vc acabou discriminando da mesma forma o foda que brasileiro nao olha seu umbigo olha que eu to contra claudia ,mais acho que vc passo a soberba no seu comentario!”

“Possivelmente o senhor, Felipe Voigt, é um cara bastante frustrado, que simplesmente não suporta ver em outrem o sucesso que não alcançou sequer em um reles texto publicado na internet. Alguns com a mesma tamanha ignorância, no se sentido mais amplo, talvez entendam que o senhor tenha dito algo gransiosíssimo, mas isso só atesta o preconceito embutido em cada uma de suas mentes diminuídas por seu achismo barato.”

“Esse cara que escreveu isso é o mesmo que mostrou um vídeo feito num celular ordinário onde se vê com precariedade de imagem pessoas próximas ao aparelho repudiando maleducadamente a artista e postou: "Cláudia Leite vaiada no Rock in Rio". É um ariano desassumido, é uma cópia falsa de um skeenred atrasado e um desocupado, pois levar tanto tempo pra escrever uma carta tão longa é porque não tem mais o que fazer”.

“QUE OTEMA CHANCE DE AUTO PROMOÇAO NAO Felipe Voigt? É MUITO FÁCIL, BUSCAR UM POUCO MAIS DE ACESSOS, OU QUEM SABE ESPERAR SER DESCOBERTO POR ALGUM OLHEIRO DA GLOBO OU DO NEW YORK TIMES E SER CHAMADO PRA TRABALHAR EM UM DESSES LUGARES, AS CUSTAS DE CRITICAR O TRABALHO DOS OUTROS, INCLUSIVE SENDO POR VARIAS VEZES INCOERENTE E SUPERFICIAL COMO VOCE FOI FALANDO DA CLAUDIA LEITTE...
E APAGUE MEU COMENTARIO, TIRO TEU SITE DO AR, ASSIM OH ! NUM ESTALAR DE DEDOS!
HOMEM VOCE NAO É, É COVARDE SE APAGA COMENTARIOS, SABIA QUE EXISTEM LEIS PARA CRIMES DE INTERNET?? OHHH GRANDE SABIO, ESCRITOR, CRITICO PROFUNDO, INJURIA, MENÇOES A ODIO COMO A ALUSAO QUE VOCE FEZ A HITLER DAO CADEIA, OU SEU INFELIZ, CUIDADO!”


À todos esses, deixo apenas um sincero, fraterno, humilde e caloroso comentário:
VÃO TOMAR NO CU!

19 comentários:

  1. Daniel Spirin disse...
  2. Aos que defenderam os disparates que a inconsequente Cláudia Leitte escreveu, eu só posso enxergar um viés de fanatismo e infantilidade. Tal qual numa democracia, todos tem o direito de responder à altura aos absurdos de outrem. Cláudia Leitte foi sim infeliz e precipitada em seu blog e a resposta do autor da Carta desqualificou qualquer argumento da impulsiva cantora.

  3. Anônimo disse...
  4. caro felipe não conhecia o seu blog, mas após a carta, tomei comhecimento e deixo o meus parabéns e coragem de expor a sua opiniao, não vejo motivos para criticá-lo nem crucificá-lo como muitos fizeram aqui. Destes a tua opiniao e concordo com ela em tudo no seu texto, o problema é que as pessoas não sabem que vivemos numa democracia onde podemos expressar nossas opinões. A artista em questão errou feio ao fazer o desabafo no blog pois colocou todo mundo no mesmo saco,não foi humilde mostrando-se ao meu ver uma arrogância e certa superioridade. E esses fãs dessa artista que lhe atacam nada mais são que crianças e adolescentes fanáticos e infantis que deveriam estar estudando para ajudar nosso país onde tanta coisa errada ao invés de ficar babando ovo de artista. Não deixe jamais de expressar as suas idéias pois precisamos de pessoas como você para enxergar o mundo como é e para mudá-lo. Meus parabens e minhas considerações

  5. Lilasesazuis disse...
  6. kkkkk, kkkkk, kkkkkVamos cantar?
    ♫ Um gatinho incomoda muita gente... ♫
    kkkk, pois é...kkkk, kkkk, bjks

  7. Jiulyana disse...
  8. Posso votar no que eu mais gostei?? Aquele que diz que vc è uma INVEJOSA. INVEJOSA, entendeu SENHORA Voigt..... kkkkkkkk, sem mais depois dessa....

  9. Mychelle Alves disse...
  10. Então no fundo vc queria ser descoberto pela Globo ou pelo The New York Times? Hahahaha... Ai Felipe, só risadas, meu caro!!!
    Gentinha de mentalidade pequena, não?
    Esses posts infelizes só servem pra nos divertir... Garantia de boas gargalhadas.
    ADORO seu blog e seus textos com essas verdades gostosas de ler.
    Parabéns, sorte e criatividade, smp.

  11. Helena Duarte disse...
  12. Felipe, tive o desprazer de ler sua postagem sobre as três fases de um texto. E confesso que me assustei com o que li. A forma como o senhor tratou os que a criticaram em nada difere da postura deles. Foi arrogante, se colocou como falso-humilde que esconde a pseudo superioridade.
    Engraçado como a introdução do seu texto à Cláudia Leitte se aplica a você mesmo, não?
    E só uma dica: não use mais xingametos como forma de se defender. Isso demonstra falta de argumentos e preguiça mental. (De novo, heim?)
    Acho que você, assim como Cláudia Leitte, não é capaz de lidar com opiniões contrárias. Você poderia ter formulado um texto super divertido e sair desses comentários de uma forma leve e educada. Saber escrever, querido, não significa saber raciocinar Se você acha que tem o direito de julgar os outros como “analfabetas funcionais”, eu te julgo como um belo hipócrita.
    Mas é sempre assim, não? Quem critica o faz por inveja, queria estar no seu lugar, ser o autor dessa carta, não é? Claro: o mundo inveja Felipe Voigt ... Que humildade, que modéstia, que exemplo! (Opa! Só fiz uma pequena correção: depois da et cetera deve-se usar letra maiúscula)
    Enfim, todo o aspecto positivo que você alcançou com o seu primeiro texto, perdeu com este. E já que você usa de métodos grosseiros para com os outros, me sinto no direito de usar com você.

    Para você, deixo apenas um sincero, fraterno, humilde e caloroso comentário: VAI TOMAR NO CU!

  13. Maitê Voigt disse...
  14. Este comentário foi removido pelo autor.
  15. Maitê Voigt disse...
  16. KKkkkkkkkkkkk Fe, o Ctrl + C, Ctrl + V da Helena Duarte foi o melhor!!! Huahuahauhauhauauahuah
    Boa Fe..... vc continua sendo o cara!!

  17. Felipe Voigt disse...
  18. Hey, Helena... VÁ SE FODER! Se quiser me criticar usando minhas próprias palavras, pelo menos tente ser um pouco mais original. Usar o que escrevi, da mesma forma, é fácil.

  19. Felipe Voigt disse...
  20. Ah, e só uma coisa, ó ignorante Helena: não usei et cetera: usei reticências, o que é bem diferente!

  21. Rose AraÚjo @amogaga_1 disse...
  22. Meu Deus quem É essa Helena? Qurendo corrigir o Felipe, se Fudeu!! E ainda nÃo é nada criativa... Vai criar algo seu Mulher! Ps: Felipe É o melhor fez a Claudia engolir suas prÓprias palavras.

  23. Amandinha*** disse...
  24. Muito bom o texto, os comentários são hilários!
    Putz, gargalhei com o "invejosA" e não chama ela de senhora que não é sua avó.
    Meu, tem gente que se supera!!!

    Eu li, entendi, curti, compartilhei a carta. Muito bom esse texto tbm.

    Valeu, Felipe

  25. Sabrina Aquino disse...
  26. Gente, que povo mais doido! hahahaha... Não gostou? Fecha o link e vai ler outra coisa, oras! Vai ler o blog da Cláudia Leite (suuuuuuper interessante!!!).
    afff... que mania esse povo tem, gente desocupada!
    Adorei seu texto, tanto esse quanto o outro. Aliás, cheguei aqui através de uma postagem dele no facebook. Achei ótimo, na verdade é um verdadeiro "senta lá Cláudia"! hahahahaha....

  27. Juliana Santos disse...
  28. Tem alguns comentários que não dá para ler e entender de primeira, tem que ler e reler, pensar o que a pessoa tentou escrever... Enfim, difícil.
    Esses comentários só mostram que que esses fãs e/ou simpatizantes de AXE nem sabem porque entraram neste debate, pois como não haviam argumentos contra o cometário infeliz da "digníssima" ficaram caçando pêlos em ovos.

  29. hillé. disse...
  30. "EXISTEM LEIS PARA CRIMES DE INTERNET?? OHHH GRANDE SABIO, ESCRITOR, CRITICO PROFUNDO, INJURIA, MENÇOES A ODIO COMO A ALUSAO QUE VOCE FEZ A HITLER DAO CADEIA, OU SEU INFELIZ, CUIDADO" hahahahahahahhaa! é muito amor.

  31. Anônimo disse...
  32. Que pena as pessoas não terem a chance de conhecer verdadeiramente quem é Felipe Voigt! Chamaram-no de homofóbico,pobres criaturas. Como saberiam que vc é o maior defensor das minorias, e que em seus blogs usa-os para defender e ajudar a quem procura por conselhos ou apenas por uma palavra amiga? Logicamente lendo o que vc escreve! O texto sobre a Claudia Leite, tb não passou de uma forma de defender a quem estava sendo alvo desta moça!

  33. Sarah disse...
  34. Ri muito!
    É interessante que depois de ler um texto com palavras "cultas" os defensores dela tentaram escrever bonito também. E também dizem que não conhecem o Blog, sendo que estavam acessando o mesmo. kkkk...

  35. viviane Nunes disse...
  36. Nem tenho o q falar... #RiPacas!

  37. Anônimo disse...
  38. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sou sua fã Fê!!!

    Ps: tive que comentar pelo anonimo pq nao consegui postar com minha conta.

    Beijos! Jéssica Martins.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...