Fatos ou boatos: o filho bastardo de FHC

Posted: | Por Felipe Voigt |
- Há anos circula pelos bastidores das redações a notícia de que o ex-presidente da República, Fernando Henerique Cardoso (PSDB) teve um filho fora do casamento com uma repórter da TV Globo. A jornalista em questão chama-se Miriam Dutra, que na época trabalhava em Brasília. O ano: 1991.

- Fernando Henrique Cardoso, na época, era senador do Brasil.

- Em abril de 2000, a revista Caros Amigos publicou uma matéria sobre o assunto na qual questionava o silêncio da grande imprensa sobre o caso. A opinião era que a existência de um filho bastardo de FHC se tratava de um assunto pessoal.

- Soa estranho que a grande imprensa tenha deixado de lado esse assunto, já que 1989, no auge da campanha eleitoral, todos os meios de comunicação publicaram as acusações de Míriam Cordeiro de que o candidato Lula teve com ela uma filha fora do casamento. A criança em questão chama-se Lurian. Miriam dizia que Lula tinha abandonado ela e a criança quando a mãe se recusou a abortar. Depois da eleição, descobriu-se que Lula não era casado quando Lurian nasceu, não pediu para que Míriam abortasse e sempre ajudou as duas.

- Voltando para a matéria assinada por José Arbex Jr., Palmério Dória, Marina Amaral, Mylton Severiano, João Rocha e Sérgio de Souza. A revista trouxe detalhes do relacionamento do senador FHC e a repórter global Miriam, que desde 1988 sempre eram vistos juntos nas noites de Brasília.

- Ainda segundo a matéria, dois grandes amigos de FHC o ajudaram na época: Sérgio Motta e José Serra. Ambos teriam providenciado junto à Globo a transferência de Miriam e seu filho para a Europa.

- A publicação trouxe inclusive cópia da certidão de nascimento de Tomás Dutra Schmidt, nascido no dia 26 de setembro de 1991, conforme certidão de nascimento do Cartório Marcelo Ribas (Brasília - DF).

- O fato é que toda a grande imprensa sabe do caso desde sua concepção. Quando Miriam foi tranferida, passou a receber um salário muito acima daquelas pagos aos correspondentes internacionais. E isso foi tomando corpo nas redações.

- Há quem afirme que pelo fato de ambos serem uma espécie de dependentes econômicos da Globo, explicaria o fato de FHC ficar como refém da emissora durante os oito anos de seus mandatos. E estaria aí a explicação para tamanha generosidade do ex-presidente com a Vênus Platinada nos empréstimo do BNDES.

- Miriam continua na Espanha, vivendo com a irmã e o filho caçula de FHC. E nunca mais ninguém tocou no assunto. Apenas alguns
artigos e sites independentes, mas nada que caia no conhecimento coletivo.

- As informações deste post foram tiradas, principalmente, dos dois links acima.


Pra encerrar, uma pergunta:
E em Limeira, não teria nenhum ex-prefeito com filhos bastardos por aí?
Ou as coincidências parariam apenas na sigla do partido (PSDB)?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...