Discussão fundamental

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:
“Gosto não de discute”.
“Futebol, religião e política não se discute”.

Quantas vezes você ouviu essas afirmações? Aqueles que cunharam tais frases e as perpetuaram foram geniais. Conseguiram impor um conformismo social usando apenas uma expressão que, de tanto ser repetida, virou quase uma verdade inalterável. Há realmente quem não debata sobre esses assuntos. E critica quem o faz.

Se você é desses, sinto lhe informar, mas você é um idiota ignorante do caralho! Sim, ignorante é aquele que ignora: ignora o conceito alheio, ignora os próprios ideais, ignora até o confronto saudável.

Uma sociedade que não discute preceitos políticos e religiosos é uma sociedade que aceitará qualquer argumentação do alto clero, do alto escalão governamental. Sem contra-argumentação não há progresso social e humano.

Discussão é debate e não embate... o fato de haver uma discussão sobre um tema não quer dizer que precise haver ofensas. Quando se usa desse artifício é porque não há sustentação dos dogmas. Quem alega que esses assuntos não são passíveis de discussão é porque não tem subsídios para sustentar sua opinião.

Aqueles que brigam por isso - ou repetem as fatídicas frases – apenas são incapazes de lidar com o fato de ver seus conceitos derrubados ou questionados. Foge-se do debate por saber que não há crença\fé o suficiente para ouvir aqueles com opiniões contrárias. Uma boa discussão poderá fazer com que você repense suas verdades ou as reforce ainda mais. É só assim, com estudo e debate, que poderá doutrinar seu discernimento sobre qualquer assunto.

Mas um político não quer um eleitor questionando seus atos e seus gastos. Assim como um religioso não quer uma ovelha duvidando das “leis de Deus”, não importa qual Deus seja ele... Até mesmo em suas relações interpessoais: se não souber\conseguir debater, será sempre menosprezado pela outra parte envolvida. Viu como é fundamental aprender a discutir?

A sua crença pode ser totalmente diferente da minha, mas se for bem embasada e defendida, é digna de respeito. Suas ideias só serão respeitadas quando você deixar de ignorar os ideais alheios e passar a respeitá-los também. E você só deixará de ser ignorante quando passar a discutir com aqueles que destoam da sua opinião. Discutir com semelhantes é fácil. Mas há de se ter coragem e base pra argumentar com os destoantes.

Gosto não se discute?
Mas se questiona!

Preceitos morais, religiosos, sociais e políticos foram feitos para serem questionados. O diálogo quebra o fundamentalismo. De xiitas bastam os outros.

2 comentários:

  1. Carol Viana disse...
  2. Duro é encontrar quem dialogue. Como bem dito por você, quem não tem argumentos xinga, ofende, grita.
    Acontece que não é "agradável" debater, discutir.
    Discutir - diferente de brigar - pouca gente entende isso, mas sabe que vai sair de uma zona de conforto na qual não precisa pensar.
    Tem medo que a outra pessoa a convença do ponto de vista dela e perca o seu.. e... bem.. se isso acontecer é porque falta convicção. Como bem dito por você, quem não tem convicção daquilo que acredita, tampouco consegue defender tais temas.
    E é na hora da defesa que os argumentos faltam e surgem as ofensas.
    Resumo: debater é discordar com respeito, questionar sem impor, dialogar para trocar ou para aprender e reforçar.
    Excelente reflexão.. daria pra passar a noite comentando.
    beijos

  3. Diego disse...
  4. Muito bem dito, concordo. Sempre tive dificuldade em aceitar essas afirmações e, com o passar do tempo, cheguei a mesma conclusão. Debater é necessário e nada deve estar fora do alcance de um debate; afinal, vivemos de trocas... de experiências, opiniões, informações etc. Fiz um blog há uns dias e estava até pensando em postar sobre o assunto, se não se importa, colocarei um link para o seu post lá. E quando quiser discutir qualquer assunto, o convite etá feito.
    http://www.hiperativoepreguicoso.wordpress.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...