O que você faria...?

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:
Imagine a seguinte situação: a pessoa que você mais se importa, aquela que você mais ama e se dedica em sua vida está em coma após um acidente. Vocês conversaram normalmente no café-da-manhã e ela sofreu esse acidente por volta da hora do almoço. Você ficou sabendo apenas no final da noite.

Ela está em coma induzido e não há como salva-la. Os médicos dizem que a única coisa possível é desperta-la por mais duas horas. Ela teria apenas mais duas horas de vida consciente.

A pergunta é: você ligaria os aparelhos e teria essas duas horas apenas com ela? Deixaria que ela acordasse para saber que iria morrer em poucos minutos? Pense por alguns minutos antes de continuar... Pense: o que você faria?

Se você respondeu que sim, que a acordaria, você é um egoísta filho da puta! Quer que ela esteja consciente apenas para saciar seu sentimento de ouvi-la e senti-la pela última vez. Não está pensando em como será para ela despertar e saber que morrerá logo em seguida. Não está preocupado em como isso irá afeta-la emocionalmente, mesmo que por míseros minutos. Está apenas querendo saciar seu desejo interno de tê-la pela última vez. Isso não é louvável: é umbiguismo mesquinho!

Se você respondeu que não, que não a acordaria, você é um covarde filho da puta! Não quer viver com o peso de ter causado sofrimento a alguém que tanto amava. Tem medo de como seria para essa pessoa acordar e receber tal notícia. E esse medo tiraria desta pessoa, talvez, uma última chance de mostrar algo a você, ao mundo... quase uma memória pré-póstuma! Não enfrenta o medo pois não sabe se a pessoa realmente queria esse último momento ou se vai amaldiçoá-lo por tê-la feito sofrer tanto com essa notícia iminente.

Não há resposta certa... nem resposta errada. Talvez nem haja uma resposta, de fato!

Agora pare e reflita: e se fosse você naquela cama? Gostaria de ter mais duas horas no mundo? Ou preferiria não passar por essa angústia? Egoísta por querer mais... ou covarde por querer menos?

Responda: o que você faria?

8 comentários:

  1. Caroliiina Amorim disse...
  2. Na 1ª situação eu ligaria os aparelhos da pessoa amada.

    Na 2ª situação eu gostaria que ligassem meus aparelhos SIM, porque a vida é minha e tenho total direito de aproveitar o pouco tempo que me resta. até poque não sentiria angústia alguma em saber que morrerei. É o precesso mais natural que existe na vida de um ser humano, depois de nascer óbvio. Eu apenas confirmaria a certeza que tive a vida toda: "Sim eu vou morrer". Ponto. Após isso vou aproveitar o último momento com aqueles que amo e que compartilhei minha vida, morrendo com sorriso nos lábios e o coração cheio!

  3. Carol Viana disse...
  4. Eu acho que seria covarde e egoísta. Na primeira, covarde,porque não tomaria decisão pela pessoa... e na segunda, rola a explicação: acho que iria querer as últimas duas horas, apesar de saber que sofreria muito sabendo que iria acabar... Nossa, é uma decisão realmente muito difícil nos dois casos...... nos coloca frente a frente com a fragilidde da nossa vida .. e a linha tênue que nos separar do destino inevitável de todos nós...

  5. Taty Izquierdo disse...
  6. Todos temos interesses mútuos em relações. Claro que a dúvida é grande mas, em um primeiro momento, a maioria pensaria em trazer a pessoa amada de volta, nem que seja por apenas duas horas. A posse e a despedida fazem parte do ser humano. É inevitável. (Aprendi isso recentemente e, analisando friamente, é a mais pura verdade...)

    Agora, despertar-me de um coma e dizer que tenho mais duas horas de vida não é a parte ruim. Morrer é natural, faz parte de um processo. O pior é: realmente todos encaram a morte com essa facilidade em que é escrita? Você está pronto para ouvir que tem pouco tempo de vida? Por isso, prepare-se todos os dias. Situações como esta podem passar pela sua vida e você será obrigado a tomar uma decisão.

    Se eu tivesse que tomar uma decisão, entre acorda-la ou não? Eu preferiria morrer no lugar da pessoa amada.

  7. Michelle Bueno disse...
  8. Em ambas as situações, gostaria que a ação fosse à mesma, eu ligaria os aparelhos e desejaria que os meus fossem também ligados.

    Não considero um egoísmo absoluto fazê-lo, seria mais egoísta caso não ligasse, e simplesmente permitisse que o amor da minha vida morresse na ignorância, é preferível o sofrimento a não agir.

    Ele não saberia o que houve, não saberia o porquê, simplesmente partiria desta para algum outro lugar dependendo da crença de cada um ou ainda para os que nada acreditam, seria simplesmente o fim.

    E fim por fim, prefiro aproveitar intensamente cada segundo, em olhar nos olhos, sentir suas mãos no meu rosto uma última vez, ouvir e dizer eu te amo, estou com você até o fim. Pára.. Não há preço no mundo que pague, em abrir os olhos e ver meus filhos, não importa o quão intensa fosse à dor, eu ia quer poder olhá-los, sentir seu cheiro..

    Boa Reflexão, dá uma vontade imensa de aproveitar cada segundo mais!

  9. Anônimo disse...
  10. Pára de assistir House, rapá!

  11. Déa Lima disse...
  12. Sinceramente? Não ligaria. Não por ser covarde, mas por achar que duas horas de vida a mais não fariam nenhuma diferença para alguém, principalmente para alguém que está à beira da morte. Qual a finalidade de dar duas horas de vida e depois ir e ter que ver partir??? Não acho que seja covardia. Acho que se chama bom senso.
    No segundo caso, vale o mesmo. Acho que o que a gente tem que fazer enquanto está bem de saúde é aproveitar os momentos para trabalhar, passear, conversar, amar, ser amado, acertar arestas e tudo mais. O que não se fez em anos, não conseguirá fazer em duas horas. Tenho como filosofia de vida ser para as pessoas o melhor que posso, sem me anular, enquanto estou bem. A vida que a gente tem é uma, breve e tudo de ruim ou bom tem que ser feito neste espaço de tempo. Tentar fazer em duas horas o que não se fez em tantos anos, não funciona. Portanto... vamos viver cada dia como se fosse o último, frase clichê, mas totalmente verdadeira.

  13. érika disse...
  14. Antes mesmo de chegar ao final do texto e saber que pediria a opinião dos leitores pensei: eu gostaria que ligassem meus aparelhos e me falassem da situaçao. Ja que o texto começa falando da "pessoa que vc mais seimporta", sim, gostaria de passar as 2 ultimas horas com a pessoa, que supostamente, mais me importo e vice-versa. Se egoísmo meu, não sei. Se causarei sofrimento ao que ficaria vivo, tbm não sei. Mas queria sim, passar as ultimas hora com a pessoa a qual compartilhei tantas cosas da minha vida.

    Quanto a opçao de ligar ou não o aparelho da pessoa.. ligaria sim. Queria sim, ouvi-lo pelas ultimas 2 horas, mesmo que ele ficasse as 2 horas me chamando idiota e mandando eu me foder por ter feito isso. Total egoísmo.

    E ainda digo mais, se o filho da puta nao ligasse meus aparelhos e me deixasse morrer sem saber de nada, sem ve-lo, e etc.. eu ía morrer puta do cu meu. E aparecer pra ele pro resto da vida fazendo assombraçao. Seja macho e ligue essa porra!

  15. Anônimo disse...
  16. se fosse eu nakela cama eu keria ki ligassem meus aparelhos pra mim ter pelo omenos duas horas de vida eu pederia a deus pra viver mais talves poderia ter sido os ultimos segundos de minha vida mais pelomenos meu coraçao estava batendo e estava falando com deus e pedindo obrigado por ter vivido e comentar esta frase : nada é mais importante do ke ti senhor nem mesmo a vida !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...