Sempre tive um certo receio de banda cover. Por mais que tenham técnica e bala na agulha pra tocar o som do ídolo ou do grupo idolatrado, essas bandas costumam tropeçar quando apresentam seus trabalhos próprios.
Isso quando não fodem a obra do cara que escolhem para "homenagear". Já vi exemplos sofríveis de Iron Maiden, Black Sabbath, AC/DC, KISS... e por aí vai.
Um dos artistas mais "homenageados" (é entre aspas mesmo) sempre foi o Rei: Elvis Presley. Em toda cidade há pelo menos um que se acha parecido e resolve imitá-lo. E é aí que a coisa foge de controle. A esmagadora maioria costuma pegar sua fase setentista para copiar, por ser a época mais iconográfica do rei. E acabam fudendo.... se não for na entrada, é na saída com certeza!
Mas parcas excessões costumam realmente prestar uma homenagem a altura de quem foi Elvis. O restante apenas esculhamba com a imagem dele.... e com a própria.
Rodrigo Emke é uma dessas excessões. Conheci seu trabalho há uns oito anos, quando tocou no aniversário do pai de uma ex-namorada. Eu, que sempre fui muito fã de Elvis, gostei do show dele. E claro que naquela época já analisava com um olhar até mais crítico do que atualmente.
Conforme foram passando os anos, fui acompanhando várias apresentações de "Rodrigo Emke e The Hound Dog Band". E sempre fiquei impressionado com o cuidado que todos têm ao mostrar quem foi Elvis Presley.
Depois de alguns contatos profissionais, na época em que eu estava na TV, pude conhecer melhor a personalidade dos caras formam essa banda. E aí virei mais admirador ainda do trabalho. Pessoas sinceras, conscientes e que são gente fina pra caralho!
O show que fazem em homenagem a Elvis é um dos que mais mostram o que representou Presley para a música em geral. Os detalhes que usam em palco, com backing vocals, a introdução perfeita, as roupas e o telão conquistam até quem ainda não conhece o Rei. Se é que isso é possível.
Nessa página do YouTube você pode acompanhar mais vídeos de apresentações e confirmar o que estou dizendo.
Esse clipe acima mostra uma das melhores músicas do debutante álbum do tioVester, banda formada pelos integrantes da Hound Dog Band. "Passam Noites" tem uma pegada fácil de grudar e gostosa de acompanhar com os pés.
Claro que os anos como cover de Elvis deixaram a voz de Rodrigo "modulada" pra acertar um tom que vai agradar em cheio os fãs do Rei, mesmo que o trabalho em nada tenha a ver com Elvis.
E esse é o grande diferencial do tioVester: sair da sombra do "cover". Emke não tenta ser um Elvis ao cantar suas músicas. Ele é simplesmente Rodrigo Emke. A levada não nos remete a época alguma, uma vez que o som soa contemporâneo. Ou seja: não tem pretensão de ser atual nem saudosista.
A banda é formada ainda por Bêne Fugagnolli (contrabaixo), Adriano Carneiro (bateria), Allan Gazzeta (guitarra) e Giovanni Bonfim (teclados). Acesse a página oficial do tioVester e baixe o CD gratuitamente.
Aproveite e veja como o Benê é a cara do Warren Haynes, um dos caras mais fodões dentro do southern rock. Se não conhece Allman Brothers nem Govt Mule, não sabe de quem estou falando. Então joga no Google... e veja também esse vídeo.
Apenas acendo uma vela
perto do interruptor.
Você precisa da coragem
para ir e ascender sua vida.
perto do interruptor.
Você precisa da coragem
para ir e ascender sua vida.
| Procura aí...
| Quem sou eu
"Sou a antítese de mim mesmo! Aquilo que me diferencia é o que me escraviza!"
* Editor-chefe de um jornal semanal, já fui produtor e diretor de TV, comentarista politico em rádio, balconista de boteco e o caralho que você imaginar. Só não fui michê por falta de cliente!
* Não estou filiado a nenhum partido político nem tenho pretensões de me candidatar a qualquer cargo público eletivo. Sou somente mais um jornalista metido a falar besteira sobre qualquer coisa!
* Ouço e toco blues, jogo pôquer, bilhar e não estou preocupado com o que vão pensar sobre minhas opiniões aqui escritas.
* Ou seja: FODA-SE!
| O que rola por aqui
- O que penso (86)
- Poemas (59)
- Velhas Virgens (38)
- #ContosDoOgro (11)
- Para alguém (9)
- Campanha (3)
- Top11 (3)
- Meu livro (2)
| Arquivo
| Seguidores
| Postagens populares
-
Cara Cláudia, Tive o desprazer de ler sua postagem sobre as criticas recebidas por seu show no Rock in Rio . E confesso que me assustei com...
-
Sensacional! Clique na foto para ver mais... "A cidade de Mirny tem tudo para ser honrada com o título de "Fiofó do mundo". P...
-
Uma homenagem ao meu brother Paulão!
-
" E ntão você quer ser um pirata… ao optar por ser um de nós, vo cê assume algumas obrigações: certas condutas e atitudes que devem ser...
-
Nesses dois sites você pode responder a uma série de questões e saber qual super-herói ou vilão seria nas HQs... Veja os meus resultados: Yo...
-
Confesso que passei muitos anos da minha vida tentando entender as mulheres. E ainda estou tentando aprender um pouco mais sobre esses seres...
-
De brincadeira, resolvi fazer uma interativa com as mulheres que me seguem no Twitter. Perguntei: Queridas damas do meu Twitter, me tirem um...
-
“Eram 69 poemas vagabundos” é a prova de que a obra pode – e deve! - sempre superar o autor. Previsto para serem apenas, como o nome diz...
-
Calma, o título do post não é uma alucinação minha. É do Paulão, vocalista das Velhas Virgens, que lança na próxima segunda-feira, 8 de agos...
-
Vendo a ministra Dilma Rousseff agora na TV, cheguei a uma conclusão assustadora: ela usa a máscara de Loki. Tá me perguntando: " que p...
1 comentários:
Concordo com Felipe. Dá gosto de ver a banda. Também acompanho o trabalho deste pessoal. Espero que continuem por um bom tempo nos trazendo horas agradáveis ouvindo um som de qualidade.
Postar um comentário