Bispo de Limeira se mete onde não é chamado!

Posted: | Por Felipe Voigt |
O que falar o confronto entre a PM e integrantes do MST durante todo o dia de ontem em Limeira? Bom, foi uma ação de reintegração de posse cumprida pela Polícia Militar. Cerca de 250 famílias ligadas ao MST estavam na área desde de abril deste ano. O pedido de reintegração foi feito à Justiça pela Prefeitura de Limeira. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) diz que que a área pertence à União. A Prefeitura alega que há mais de 30 anos utiliza o local como aterro sanitário.

O fator religioso
Bom, a parte política da coisa e a palhaçada que é esse MST eu comento depois. Mas o que mais me chamou a atenção foi o discurso totalmente demagogo de uma freira e um padre que estavam no local. E mais me causou revolta o fato da Diocese de Limeira despachar uma nota repudiando o fato. O que o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira tem de melhor que os outros para se julgar no direito de comentar coisas que fogem de sua alçada?

Se ele pode, bom... eu também posso, então!

Porque a Igreja Católica quer se meter nesse problema justamente aos 45 do segundo tempo? O que estava fazendo durante os sete meses da ocupação? E mais ainda: quem deu procuração para que padre, freira ou bispo se colocasse acima da lei e da Justiça?

Sim, por que quase isso o que diz a nota divulgada pela Diocese. Preciso colocar a nota e comentar:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"A Diocese de Limeira, na pessoa de seu bispo Dom Vilson Dias de Oliveira e de seu clero, vem a público manifestar seu repúdio ao lamentável confronto ocorrido entre o MST e a polícia militar mediante a ocupação daqueles do Horto Florestal Tatu. A referida área de terra, ocupada pelo movimento, é uma área que está oficialmente em nome da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) que, devido a sua extinção, passou a ser patrimônio da União. O INCRA já solicitou a área para a reforma agrária (of. nº 1960/2007). Aguarda-se, portanto, a transferência para o Governo Federal (of. 392/2007), o que possibilitaria sua transferência para o INCRA."

*Perceba que a nota é totalmente baseada nas informações do Incra. Ou seja, a igreja ouviu apenas aquilo que lhe convia na hora. Como sempre! E mais uma vez, o que o bispo de Limeira tem a ver com isso?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"A Prefeitura Municipal de Limeira solicitou a compra da área em março de 2005, mas o negócio não foi concretizado. Mesmo assim, solicitou a reintegração de posse em maio de 2007, ao que o juiz Flávio Dassi Vianna, da Vara da Fazenda Pública de Limeira concedeu a imediata reintegração do imóvel à prefeitura em 22 de novembro de 2007. Pelo ofício da GRPU/SP nº 941/2007, assinado pela gerente regional do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, foi declarado que não subsiste mais o instrumento prévio regulador da intenção de venda firmado entre a RFFSA e a prefeitura de Limeira e que o imóvel será destinado ao Programa Nacional da Reforma Agrária. "

*Percebeu no negrito? A Justiça analisou o caso e concedeu o pedido. Como a Igreja quer passar por cima disso? Apenas baseada em documentos conseguidos com o Incra?

*Será que o bispo, antes de escrever merda, "esqueceu-se" de procurar saber que o juiz que concedeu a liminar, disse, por meio do Tribunal de Justiça, "que o imbróglio jurídico, antes de sua decisão, foi remetido à Justiça Federal, que ouviu o Incra e decidiu que não havia interesse da autarquia federal ou mesmo da União no processo"? Novamente: quem deu procuração para que padre, freira ou bispo se colocasse acima da lei e da Justiça?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Apesar disso, o Sr. Prefeito Municipal, Sílvio Felix, ordenou a retirada dos membros do MST com o uso da força e o abuso do poder. Esperava-se da atual Administração no mínimo a sensibilidade e a pré-disposição para o diálogo anteriormente, afim de que tudo pudesse ser encaminhado para o bem comum, e não para o uso da violência que afeta a dignidade humana de maneira física, psíquica e moral, que atingiu homens, mulheres (inclusive grávidas), deficientes físicos e até crianças.

*Parece que estamos sempre caindo no mesmo. A igreja se metendo em política.

*Qual a moral de uma igreja, católica ou não, de se meter em assuntos de administração pública? Será porque igrejas são verdadeiros redutos de pessoas... e pessoas votam? Será porque o fato de terem milhares de votos em mõas lhes dariam subsídios para negociar benefícios e afins?

* Ou será que por serem a auto-proclamada "igreja de Deus" lhes concederiam a intervir na vida alheia apenas por "julgar necessário"? Balela!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Ainda que a terra pertencesse à Prefeitura, a violência nunca foi e nunca será a maneira civilizada pela qual a humanidade irá resolver seus impasses. Particularmente num país como o Brasil, onde a desigualdade social é absurda, é preciso o diálogo e a valorização dos movimentos sociais."

*Deixo aqui um conselho, entao, ao bispo, padre e freira envolvidos: convidassem, gentilmente e "em nome de Deus" que os invasores saíssem da área paficicamente. Mas fizessem isso pra valer. Não apenas ir ao local no momento em que o fogo já estava alastrado.

*E outra: porque, então, não convidam as famílias a "invadirem" suas igrejas, salões paroquiais e casas?

* Ou será que são tomados da mesma covardia que assola todos os dirigentes e líderes desse movimento, que usam crianças, idosos e deficientes para fazer uma linha de frente contra a PM? Onde estãos os homens fortes com H maiúsculo, que carregam enxadas para sairem bonito nos jornais e TVs, mas na hora do "vamovê", correm para seus carros e se escondem em suas casas espalhadas pela cidade?

* Ah, vai dizer que não sabe que nos "barracos" tinham carros como Gol, Palio e Corsa? E que muitos foram se refugiar nas suas casas em bairros afastados de Limeira?

* Porque, então, essas pessoas não tentam, por exemplo, "comprar" a área a qual invadem? Nunca ninguém nesse movimento diz em "comprar" e pagar com o próprio trabalho. Querem apenas dado... se não for dado, não tá bom.

* Demagogia e hipocrisia: teu nome é MST!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Como Igreja Católica, Igreja de Jesus, que assume verdadeiramente os valores de seu Evangelho, não podemos ficar calados diante da maneira como estas pessoas foram violentadas de diversas formas, quer seja pelo abuso do poder, quer seja pela violência dos policiais contra a integridade física das pessoas. O ser humano merece o respeito a sua vida e por isso a Igreja se solidariza com os acampados que trabalham por isso com as condições que possuem, buscando seu lugar na sociedade e seu espaço de terra para trabalhar, plantar e viver."

*Ah, se solidariza? Legal saber. Será que se solidariza da mesma maneira que se importa com as mães grávidas por aí, que não puderam usar camisinha pois o padre disse que é pecado? Comprometem milhares de pais e mães que, por serem mal informados pela própria igreja, criam crianças e mais crianças, que acabam nas ruas, aumentando a pobreza e, consequentemente, a violência urbana. Tudo porque não aceitam que seu "fiéis" trepem apenas pelo prazer de gozar!

* Se solidarizam da mesma forma que obrigam os católicos a se prenderem num casamento em que acabou o amor apenas porque o Papa disse que o segundo casamento é "uma praga"? Com isso, aumentam os casos de traições e depressões!

* Se solidarizam do mesmo modo como condenam o homessexualismo, fazendo com que milhares de gays sejam discriminados em sua própria família ou passem a vida lutando contra o que são de verdade, se escondendo? Apenas porque julgam "errado" alguém amar ao outro, não importa como esse outro seja? Peraí: a Bíblia não diz exatamente isso? Ué...

* Da mesma forma que se solidarizam com as milhares de crianças vítimas de padres pedófilos ao longo da história, deixando essas crianças com sequelas que nem "Jesus" tiraria?

* Ou da mesma intensidade que combatem o aborto, que mata mulheres em clínicas clandestinas apenas por exercerem o direito de mandar em seu corpo? Mas não condenam quando freiras praticam o mesmo ato em conventos, apenas por terem seguido suas funções normais humanas e "fugirem" do celibato?

* Contradição: teu nome é Igreja Católica!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Solicitamos às autoridades competentes que apurem os fatos, particularmente, da polícia militar e demais que agentes a serviço da justiça que estavam no local, que não aceitaram o diálogo, nem mesmo com a Igreja, afim de que sejam punidos aqueles que praticaram abusos e vitimaram tantas pessoas. "

*Novamente: ONDE ESTÁ A PROCURAÇÃO QUE LHES CONCEDE ESSE DIREITO?

* E outra: esses invasores sabem que mais cedo ou mais tarde teriam de sair do local. Dizer que não houve diálogo é conversa mole e covarde! Todos os líderes souberam do despacho da Justiça... ou será que esse povo sequer lê jornal? Afinal, são tão bem informados sobre leis e direitos!

* E a Igreja quer punição? Joguem-os na fogueira, como já foi feito no passado. Ou condenem-os a uma vida sem prazeres e liberdade... transformando-s em padres e freiras. Rá!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Acrescente-se ao episódio, a proibição da imprensa de atuar no acampamento para não registrar os fatos e deporem contra a arbitrariedade da atuação policial. "

* A PM foi, de fato, truculenta com a imprensa. Amigos meus que cobriam o fato relataram isso... mas em nenhum momento isso impediu que os fatos fossem divulgados da maneira como aconteceu!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Crendo fielmente no amor do Pai, anuncio de Jesus e anseio dos cristãos, apelamos a todos os homens e mulheres de boa fé, que temem a Deus, para que a justiça seja feita e paz reine entre nós."

* Bom, como não temo a Deus e nem tenho religião, esse apelo barato de quinta não surtiu efeito.

* E a Justiça foi feita... apenas não foi feita pelas mãos de bispos, padres ou freiras.

* Encerro com uma pergunta que acabou de me ocorrer:

QUEM DEU PROCURAÇÃO AO BISPO DE LIMEIRA PARA QUE ELE SE COLOQUE ACIMA DA LEI E DA JUSTIÇA?

3 comentários:

  1. Anônimo disse...
  2. Felipe, concordo com voce em genero, num. e grau.Se desde o início do cristianismo a igreja cumprisse o seu papel (de ajudar, orientar,dar apoio moral e material), e não se preocupasse tanto em criar dogmas e mais dogmas para frear os impulsos naturais do ser humano,talvez a historia teria sido escrita de outra forma.Tudo o que vemos por ai, é reflexo de uma humanidade que perdeu o rumo e o remo de suas vidas. Não se pode tomar pilulas nem usar camisinhas,mas parir sem ter onde nem como criar seu filhos, isto pode!! Como não tem jeito, se abandona nas lixeiras, ou vai tocando, sem estrutura material e psicológica.E o resultado? é só ler os jornais...Até mesmo este MST não existiria, se houvesse a conscientização de que, o que é do outro não é meu.E pra ter o meu tenho que trabalhar e fazer jus a ele.E não é o que vemos ao longo da história da humanidade. Sempre a lei do mais forte é á que predomina. Mesmo que este mais forte use como escudo Livro Sagrado!!

  3. Anônimo disse...
  4. Felipe, parabéns. De verdade. É raro ver um jornalista desta nossa região ser tão objetivo, lúcido e corajoso.
    Tão diferente de alguns de seus colegas dos jornais da cidade.

    O diferencial é que você não é religioso, tanto em sentido espiritual quanto político. Porque hoje existem outras formas de religião, como o socialismo e o ambientalismo.
    Os tapa-olhos que têm os impede de analisar a situação tão claramente como você fez. Tenha a certeza que a maioria da população, em todas as classes sociais, comungam de sua forma de ver essas coisas.

    A maioria das pessoas detesta o MST.

    Mais uma vez, parabéns.

    Anônimo

  5. Anônimo disse...
  6. COM TODA CERTEZA, SUAS CONSIDERAÇÕES REVELAM RESSENTIMENTOS E DESCONHECIMENTO TOTAL DE JESUS CRISTO E DO EVANGELHO. FAÇO UM CONVITE: PROCURE DESCOBRIR PORQUE JESUS MORREU, OU MELHOR, QUEM MATOU JESUS E POR QUE. DEPOIS, PROCURE LER E ENTENDER A BÍBLIA, PRA SABER DE ONDE VEM OS FUNDAMENTOS DAS POSIÇÕES DA IGREJA.
    ELA É O QUE A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS, NÃO A PARTIR DO QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE SER. A FÉ DA IGREJA NÃO É SUBJETIVA, É OBJETIVA.
    COM TODA CERTEZA QUE TENHO, NÃO POR SER CATÓLICO, OS SEUS COMENTÁRIOS SÃO UNILATERAIS, LIMITADOS, CARENTES DE FUNDAMENTOS.
    DE NADA RESOLVE SEU MORALISMO... E É PRECISO LEVAR EM CONTA QUE TODO CRISTÃO É TAMBÉM CIDADÃO E NÃO DÁ PRA SEPARAR A PESSOA. A FÉ CRISTÃ, CATÓLICA OU NÃO, TEM SIM SUAS OBRIGAÇÕES POLÍTICAS. ELES TEM SEUS VALORES, PREFERENCIAS, DESEJOS... JESUS QUESTIONOU ESTRUTURAS RELIGIOSAS MAS TAMBÉM SOCIAIS E POLITICAS... ENTANDA AGORA PORQUE TE CONVIDO A PESQUISAR O POR QUE ELE FOI MORTO.
    REPENSE, SEMPRE É BOM... DEIXA DE LADO O RESSENTIMENTO. VALE A PENA... CRITICAS SEMPRE SÃO BOAS, QUANDO BEM FUNDADAS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...