O ser humano e suas relações

Posted: | Por Felipe Voigt | Marcadores:
Eu sempre escrevi e continuarei sempre escrevendo sobre o ser humano. Esse ser auto-intitulado como rei dos animais me causa a cada dia mais interesse e, ao mesmo tempo, repúdio.

Sim, repúdio. Tínhamos tudo para ser uma máquina quase perfeita. Mas esse tal cérebro que ganhamos parece ser capaz de coisas que até mesmo o Grande Fodão duvída. E a principal falha nessa HD está justamente nas relações interpessoais.

E qual o motivo dessa falha? A velha postura de sentar em cima do rabo... e apontar o rabo alheio. Ou de se sentir dono do outro! Puff....

Mas, antes de prosseguir nisso, preciso falar uma coisa que demorei a aprender: o motivo da briga entre a razão e a emoção! A essência humana está exatamente em deixarmos um pouco o racional de lado e passarmos a ouvir mais o emocional. A velha frase "ouça seu coração" é, talvez, a lei número 1 que deveríamos seguir.


E porquê ouvir seu coração?
Porque é por ali que sua alma fala contigo. É através do seu coração (emoção) que sua vida te explica por onde deve seguir. Quando alguém compreende que a vida não vai ser do jeito que sua cabeça quer, mas sim como sua alma já está programada, fica mais facil aceitar uma série de coisas!

E como isso funciona?

Muito simples. Perceba que em qualquer situação que requer mais atenção, ás vezes tua cabeça fica confusa a tal ponto que não sabe mais o que pensar, certo? E exatamente nesse ponto que sua alma está mostrando pra você que quem manda não é a razão, mas sim sua emoção!

Depois de passada a confusão, quando você para e respira, o que acontece? As respostas aparecem com mais clareza e o problema antes colocado como imenso se torna não-tão-grande-assim! O motivo é que quando a cabeça da um tempo, o corpo passa a obedecer a alma. E só tem a ganhar com isso.

Quando estiver em uma situação complicada e não souber como agir, apenas pare e converse consigo mesmo. Seja no carro, no banho, na cama. Converse com você na terceira pessoa e pergunte o que está faltando, o que está precisando, como deve agir. Acredite, as respostas chegarão mais rápidas que um e-mail.

O servidor do universo tem uma banda larga boa pra cacete!


Aceite a vida como ela é
Quando você compreende que a vida não vai ser como você quer, cheia de sonhos impossíveis de serem realizados, você passa a ter uma postura mais real e honesta com o mundo. Sabendo de seus defeitos e aceitando que você também não será como gostaria de ser, passará a ser mais sincero com aquilo que sente.

E quem ganha com isso? Todos ao seu redor... mas principalmente você!

Compreender que a chave do sucesso e da felicidade está apenas dentro de você é uma coisa tão simples, mas ao mesmo tempo, complicada de se alcançar. Porque somos programados desde crianças a esconder nossos defeitos e que devemos sempre nos doar 100% ao próximo.

Balela!

Você sempre precisa se colocar em primeiro plano. Sempre! Em qualquer situação ou decisão, a primeira pergunta a ser feita é: "Isso vai me fazer bem?". Caso a resposta seja não, mesmo que a decisão beneficie outro ser, é melhor deixar de fazer.

Porque ninguém merece que nos sacrifiquemos pelo bem do outro.

Vejo muitas pessoas ainda com esse problema. Deixam de serem felizes porque passam a relevar a felicidade do outro em princípio. E quando o outro dá um pé na bunda porque já sugou tudo o que precisava, o outro fica com aquela cara de coitadinho, esperando que o mundo tenha pena dele. Bem feito! Quem mandou ser tonto assim?


Ah, coitado!
Aliás, essa postura de coitadinho é a pior praga que o ser humano poderia criar. Querer que o mundo sinta pena por você não ter o que gostaria ou por ter sofrido com algo é algo digno de Troféu Cara-de-Pau. O que o mundo tem a ver com isso? Vai te fazer algum bem que os outros sintam dó de você? Acha mesmo que isso é algo bom?

No outro lado, o problema é o mesmo. Aqueles que sentem pena de todos é, no fundo, um tremendo pilantra! Sim, pois quando você assume essa posição, está se colocando acima daquele que recebe a piedade. E, assim, você acredita que é melhor que o outro... apenas porque tem dó dele!

Tanto um lado quanto o outro merecem nenhuma atenção. Toque adiante, sim? Por favor?


Sem egoísmo maldoso
Não entenda que eu esteja pregando o egoísmo desenfreado, não é isso. Mas quando você se faz bem, consequentemente, estará apto para beneficiar outras pessoas. E tudo acontece naturalmente, sem que seja forçado ou obrigado.

Entendeu como pensando em você primeiro, acaba pensando nos outros, consequentemente?

Nesse ponto, voltando para as relações interpessoais, é preciso lembrar que ninguém pode se deixar ser responsável pela felicidade do outro.

Sabe aquela coisa de casal apaixonado: "Você é minha vida... sem você, eu não vivo"?

Grande besteira. Colocar esse peso nas costas do outro é uma covardia imensa, pois assim, passa a anular o que o outro deseja e o que o outro é. Quando coloca esse piano para os outros carregarem, o resultado é sempre o mesmo: cobranças e mais cobranças ao menor sinal de fogo: "Eu fiz tanto por você e agora faz isso comigo?"

Sacou onde isso vai sempre acabar?

Aceite que ninguém é de ninguém. Só ficamos com alguém porque gostamos da presença e do bem que o outro causa em nós. A partir do momento em que esse bem está atrelado à uma série de dores de cabeça, qual a vantagem em permanecer ao lado de uma pessoa assim? Nenhuma!

Ou então vemos as ameaças quase nazistas do tipo: "se você não fizer isso..." ou "se você me ama, faça isso!". Absurdo total. Quando alguém passa a ter esse tipo de controle sobre o outro, a coisa foge do controle.

O mesmo se aplica em qualquer outro tipo de relação: amizade, profissional, familiar... Me mostre onde está escrito que somos obrigados a aguentar destemperos e arrogâncias apenas porque fulano é parente, chefe ou amigo? Mande-o passear e saia sorrindo.

Se a pessoa não gostar, paciência. Apenas diga: "esse navio vai zarpar assim, com ou sem você. Não gosto? Desocupe o lugar que tem mais gente querendo entrar". Rá!

No meu caso, mandaria tomar no cu direto mesmo!


Apenas você... sem envolvidos!
Apenas não confuda fazer bem a você em primeiro lugar com falta de responsabilidade sobre seus atos. O resumo de tudo é: qualquer um pode fazer aquilo que bem entender da sua vida. Desde que isso não cause consequências diretas aos outros.

Alguém que quer encher a cara pra ser feliz, tem todo o direito. Só não pode depois pegar um carro e atropelar alguém que nada tinha a ver com aquilo. Ou então o cara pegar e sair comendo todo mundo apenas porque quer ser feliz, mas assim causa sofrimento para a esposa ou namorada.

Ficou fácil compreender? Seja feliz, pense em você primeiro, mas seja responsável. Afinal, as consequências dos atos cairão sobre você, querendo ou não!


Com quem devo contar, então?
A resposta é muito simples: apenas com você! Saiba que apenas você sabe exatamente o que lhe faz bem, lhe causa dor, tristeza, alegria e felicidade.

Portanto, tenha mais reuniões com você e deixe do lado de fora qualquer tipo de notícia desagradável. Tire um momento para gozar apenas você e você!

Perceberá que o mundo lhe sorrirá de uma maneira muito mais bonita... porque você tem a melhor pessoa do mundo ao teu lado.


Chega de cruzes!
Nosso caminho é repleto de cruzes a serem carregadas... e cada um leva a que aguentar. Mas onde está escrito que somos obrigados a carregá-las? O caminho fica tão mais fácil quando deixamos as cruzes para trás e caminhamos sem nenhum peso nas costas!

Até porque quando confiamos na nossa alma, o destino pouco importa. O que vale mesmo, é a estrada por onde vai trafegar...

Lembrando sempre de parar para cheirar as rosas... e beber umas brejas, se possível!

2 comentários:

  1. Sandra Alves disse...
  2. Felipe, Felipe, muito bom!

    Conhecendo as relações humanas assim, daqui a pouco você vai começar a atender em clínica particular... rs
    Em tempo, gostei do final! hehe
    Grande abraço

  3. iasmim disse...
  4. Sem comntários, simplesmente perfeito, concordo com tudo sem tirar uma só letra ou palavra...
    Se não pensarmos em nós mesmos, quem irá?
    Valeu Felipe Voigt!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...