Eu digo não aos animais em circos

Posted: | Por Felipe Voigt |
Recebi hoje um e-mail da jornalista ambiental Regina Macedo. No e-mail, ela comenta sobre o fato do Cirque du Soleil, que está em temporada no Brasil, não usar animais nos espetáculos. O caso fez com que ela tivessee a iniciativa de mandar um e-mail à Globo para que a emissora abrace a causa contra o uso de animais em circos do país. Leia abaixo a íntegra do e-mail e veja como ela agiu.

::
Hoje, 02 de agosto de 2006, o Bom Dia Brasil mostrou uma bela reportagem sobre o Cirque de Soleil, que fez sua primeira apresentação no Brasil ontem, para convidados. Após a reportagem, a apresentadora Renata Vasconcellos lembrou que é um circo sem animais, comentário completado por seu parceiro Renato Machado: "Eles trabalham com luz, movimento e a beleza do corpo humano".

Elogiei o comentário e aproveitei para sugerir que a Globo abrace o tema: NÃO AOS ANIMAIS EM CIRCOS. O espaço do “Fale Conosco” é pequeno, mas dá para nos manifestarmos. Sugiro que muitos de nós, da proteção e defesa dos animais, escrevam para a Globo nesse momento precioso, da estada do Cirque de Soleil no Brasil. Precisamos incentivar a Globo a, finalmente, revelar as crueldades a que são submetidos os animais em circos, lembrando inclusive que somente o fato de um animal permanecer preso a vida inteira em uma jaula minúscula, já é um tremendo maltrato.

Enfim, vamos nos manifestar e sugerir o tema para a Globo. Até porque a própria emissora revelou hoje pela manhã que o Soleil fatura 600 milhões de dólares por ano. Dá para perceber que a ausência de animais não significa penúria financeira!


COMO SE COMUNICAR COM O BOM DIA BRASIL: Acesse o site, entre em Fale Conosco e preencha o pequeno formulário com seus comentários.

MEU COMENTÁRIO ENVIADO AO PROGRAMA: Parabenizo Renata Vasconcellos pela iniciativa (importantíssima) de lembrar, hoje (2 de ago), logo após a exibição da reportagem sobre o Cirque de Soleil, que "é um circo diferente, não tem animais". Comentário que foi completado por Renato Machado: "Eles trabalham com luz, movimento e a beleza do corpo humano". É fundamental que um telejornal com a audiêcia estupenda do Bom Dia Brasil lembre que circos não precisam ter animais para fazer sucesso e atrair multidões. Não é a falta de animais que afasta o público e, sim, a falta de criatividade, de beleza, de treino, de invetimento nas habilidades físicas e intelectuais do ser humano. Explorar e maltratar animais são atitudes que precisam ser abolidas de vez da chamada "arte circence". Nehuma forma de crueldade pode ser confundida com arte e muito menos como cultura, como tentam fazer os proprietários de circos brasileiros ainda adeptos da exploração de animais. Aliás, este é um bom tema para a Globo abraçar: NÃO AOS ANIMAIS EM CIRCOS!
::
Links recomendados sobre o assunto
:: Animais de circo
:: PEA - Projeto Esperança Animal
:: AILA - Aliança Internacional do Animal
:: Eu gosto de bicho
:: Tribunal Animal
:: Assine essa petição

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...