A lei em questão é o Estatuto do Desarmamento, aprovado no final de 2003. Antes do Estatuto, o porte de arma podia ser concedido aos maiores de 18 anos. Apesar do absurdo dito pelo parlamentar, não há, na lei proposta, indicação de que a idade mínima para receber o porte de arma acompanhe os trâmites do voto ou da habilitação. O deputado que que o jovem de 21 anos possa obter seu porte de arma.
Veja o que diz a justificativa do projeto:
"Entendo que a norma correta seria a redução da idade mínima para 21 (vinte e um) anos. Poderemos, com isso, corrigir a distorção existente no Estatuto do Desarmamento. Pesquisas comprovam o amadurecimento dos jovens, que aos 21 anos estão em pleno exercício de suas atividades, de seu conhecimento e da cidadania, assumindo, com responsabilidade, seu papel na sociedade. Não pode ser negado o direito, se desejarem, e cumprindo as exigências legais, de adquirir ou portar uma arma."
Mas será que o jovem está apto, aos 21 anos, a carregar uma arma? Por mais educação que tenha, ainda está em processo de adaptação ao mundo adulto, não consegue conter a avalanche dos hormônios.
Eu, com meus 21 anos, estava saindo da faculdade e não sabia bem o que esperar da vida. Hoje continuo cometendo erros, mas alguns foram deixados de lado. Mesmo que o jovem de hoje esteja mais responsável e maduro, ainda é cedo para saber o que fazer em situações de extrema adrenalina.
Parece que não aprendemos nada com o fatídico resultado do referendo em outubro último. Enquanto a maioria preferiu manter uma sociedade armada, onde mata-se 40 mil pessoas por ano, nossos nobres parlamentares estão aproveitando a onda e despejando esse circo de aburdos em nossas bocas.
Alguns engolem. Outros cospem. Mas o gosto ruim fica na língua de todos!
2 comentários:
Felipe, meu nome é Weslei, vou dizer uma coisa, não julgue todos os jovens por você.Sou maior de Idade e estou na faculdade e passo por vários momentos de minha vida me privando de DIREITOS que tenho e possuo que me são concedido pela nossa LEI MÂE a CF (Constituição Federal);na Constituição Federal de 1988, Título II, dos 'Direitos e Garantias Fundamentais', o artigo 5 diz o seguinte:
'Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade' . E no inciso XV do artigo: 'é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens'.Hoje tenho medo de sair de casa pela quantidade de;Criminalidade, assalto, furto, roubo, assassinato e ETC...
Eu penso da seguinte forma, se um dia um Ladrão entrasse em minha residência e me rendesse e me roubasse e me amarrasse e estuprasse a minha esposa e me torturasse querendo dinheiro ou outra coisa o que eu faria? Ficaria LITERALMENTE de mãos e pés atados, agora para você se um ladrão entrasse na sua casa e te rendesse e te amarrasse e, Deus que te livre, estuprasse ou a sua filha ou a sua mulher, o que você faria?.Pois é Muito difícil NE? Então para que você e todas as outras pessoas que não apóiam este projeto saibam, sou cidadão, tenho 21 anos, sou educado, tenho plena consciência dos meus atos e tenho um futuro muito longo pela frente, você acharia justo um jovem como eu morrer dentro da minha própria residência por um marginal? Eu não gostaria que isso acontecesse com ninguém.
Sendo assim, quero agradecer por este espaço, muito obrigado por sua atenção.
Deus te abençoe.
Felipe,vc realmente acha que as armas sao as culpadas sobre essa tal quantia de 40 mil assassinatos?
Um bom exemplo de que essa culpa nao e das armas e sim das pessoas e a Suiça que e um dos paises mais armados mas tambem um dos mais seguros.
Antes de tirar conclusoes precipitadas eu recomento vc pesquisar mais sobre o assunto.
Se realmente quiser saber a verdade entre em: http://www.mvb.org.br/.
Postar um comentário